Neo-Professos chegam ao Distrito BSL

duplaInspirados por um lema muito caro a nós Dehonianos: “Tu nos atraíste para amar e reparar” (Cf Is 56,12 e Jo 12, 32) os Fratres: Antônio Carlos, Arlyson Ernesto, Bruno, Dalmon Luiz, Fábio Júnior, Guilherme César, Jeferson Pereira, Leonardo da Silva, Maicon Santana, Vando e Welliton Costa, fizeram sua consagração religiosa pela profissão pública dos votos de castidade, pobreza e obediência na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

profissão 2015A celebração eucarística da profissão religiosa aconteceu no dia 15 de janeiro de 2015, na Matriz São João Batista em Barretos – SP, presidiu a celebração Pe. Mariano Weizenmann (Superior da Província Brasil São Paulo), concelebraram os Padres: Carlos Alberto da Costa e Silva (Superior da Província Brasil Recife), Ronilton Souza de Araujo (Superior do Distrito Brasil São Luís), o Pároco Antonio Kopitski e outros padres amigos dos professos de 2015. Estavam presentes também os parentes dos professos, bem como os amigos provenientes de diversas cidades do Brasil. Também estavam presentes religiosos, seminaristas e alguns jovens que já se encontravam na cidade para a 2ª etapa da MDJ.

Dois destes neo-professos, a saber, Frater Arlysson e Frater Welliton exercerão seu tempo de missão em nosso Distrito BSL (Brasil São Luís). O Fr. Arlysson será formador no Centro Vocacional Dehoniano auxiliando na etapa inicial do seminarista denominada de propedêutico. Já Welliton será formador na casa Sagrado Coração de Jesus, onde os seminaristas preparam-se academicamente através do curso de Filosofia. Ambas as Casas estão situadas na cidade de São Luís, capital do Maranhão.

Confira um pouco mais da história deles.

arlysson 2Fr. Arlyson Ernesto Ferreira Gomes, nasceu aos 09 de abril de 1991 e é natural de Pindaré-Mirim/MA. Desde sua infância, sentiu forte disposição pelas coisas sagradas, bem como, certo empenho pelo povo de Deus. À medida em que ia crescendo e, a vida lançando seus desafios ia vendo os pequenos sinais de Deus em sua história.

Estudos, trabalhos e relacionamentos foram, na medida do possível, lançando alicerces em sua vida. Entretanto, diante de todas estas realidades ansiava por algo que o “mundo” não conseguia satisfazer: queria se fazer consagrado a Deus e a seu povo.

“Na virada do milênio (2000), pude acompanhar mais de perto o serviço vocacional em minha paróquia São Pedro Apóstolo; o entusiasmo dos seminaristas e, a alegria dos sacerdotes, me saltavam ao olhar. Tudo isso preenchia o meu jovem coração e desejos…

Passados alguns anos, com certa maturidade, fui buscando entender os sinais de Deus em minha vida, ao ponto de querer topar o desafio do seu Reino. O serviço paroquial e social, iam pouco a pouco, preenchendo minha vida e dando-lhe sentido: sonhava com um Reino do Coração de Jesus!”

No ano de 2008, iniciou o seu acompanhamento vocacional. Um ano depois, em 17 de fevereiro, ingressou no Centro Vocacional Dehoniano, em São Luis. Em 2010, começou o curso de filosofia; em 2013 foi para o Postulantado, em Terra Boa/PR. E no dia 14 de janeiro de 2014, foi admitido ao Noviciado, na cidade de Barretos/SP. No dia 15 de janeiro de 2015 fez sua primeira profissão religiosa.

“Já se foram alguns anos e sinto no meu coração o mesmo desejo de minha infância; agora, por meio da vivência dos votos Religiosos e da missão à qual fui enviado. Sou grato a Deus pelo chamado, bem como, sou impulsionado pelo seu convite de “Amar e Reparar…”!”

 welliton 2Fr. Welliton Costa é natural de Douradina, pequena cidade localizada no noroeste do estado do Paraná. Vem de uma família de tradição católica. E Com poucos anos de vida, juntamente com sua família, mudou-se para a cidade de Barueri, na grande São Paulo, onde seus pais residem até os dias de hoje.

“Embora fosse de tradição católica, minha família pouco frequentava as missas e muito menos exerciam alguma atividade pastoral. Um grave acidente que sofri aos seis anos de idade levou meus pais a se conscientizarem sobre a importância da busca contínua a Deus e de como sem Ele nada podemos fazer. Após este acontecimento, passamos a frequentar com muito mais devoção e fé as atividades de nossa paróquia. Frequentávamos também os grupos de oração da Renovação Carismática Católica.

O serviço na igreja, no entanto, não me preenchia, sentia que faltava algo a mais, que podia dar mais de mim a serviço da Igreja e do seu povo. Embora fizesse faculdade, trabalhasse e tivesse todos os confortos que um jovem de vinte anos de idade poderia desejar, algo me inquietava interiormente. Percebi que Deus queria algo a mais de mim e me chamava ao Seu serviço. Procurei então a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, pois já admirava seus padres desde criança. Após um período de acompanhamento vocacional, fui admitido.”

Fr. Welliton ingressou no seminário propedêutico no ano de 2009 em Terra Boa – PR. Após este período, cursou a faculdade de filosofia (2010-2012), residindo no Convento Sagrado Coração de Jesus, nos dois primeiros anos, e na Casa Pe. Dehon no terceiro ano de facudade, ambas na cidade de Brusque -SC. Após este período, voltou para Terra Boa (2013) para a etapa do Postulantado, e no ano seguinte (2014), ingressou no Noviciado em Barretos – SP, uma etapa especialmente vivida em preparação para a vida religiosa, conhecendo de maneira aprofundada a espiritualidade da Congregação e sua maneira de viver o carisma do fundador. Passado este período, professou em turma os votos de castidade, pobreza e obediência. Logo após sua profissão religiosa, foi enviado para trabalhar auxiliando na formação na Casa Sagrado Coração de Jesus, em São Luís – MA.

“Chego com o coração muito aberto a esta cidade que tão bem me acolheu. Desejo fazer um caminho edificante à minha fé e vocação. Tenho muito a aprender com o povo maranhense, pois minha caminhada ainda está a ser construída e desejo estar cada vez mais preparado para ser o religioso que o Coração de Cristo e seu povo fiel desejam.”

Deixe um comentário