DISTRITO BSL

cropped-1233217_566525546737572_37294452_ojjjj.jpg

DISTRITO MAR:

A Região MAR foi criada no ano de 1992. Seguindo as orientações do XXI Capítulo Geral referente às estruturas da Congregação, a Região passou ao status de Distrito no dia 1º de outubro de 2005.

No dia 31 de maio do ano em curso o superior provincial da BC, Pe. Paulo Hülse, confirmou como governo interino do Distrito os membros do governo regional MAR, que tomou posse no dia 1 de outubro de 2005. O governo interino dirigirá o Distrito até a primeira Assembléia ordinária do mesmo, marcada para novembro de 2006.

Como é do conhecimento dos Senhores, o Distrito MAR está localizado na região nordeste, uma das regiões mais pobres do Brasil. Embora tenha ocorrido uma relativa melhora na qualidade de vida do nosso povo nos últimos anos, a pobreza e a miséria continuam assolando a realidade das comunidades onde trabalhamos, principalmente no interior do estado. O Maranhão continua sendo o estado mais pobre da federação brasileira.

Os primeiros missionários dehonianos chegaram ao Maranhão no dia 18 de novembro de 1968. Iniciamos nossos trabalhos na diocese de Viana (cidades: Monção, Pindaré Mirim, Alto Alegre, Santa Inês, Santa Luzia) e mais tarde assumimos compromissos paroquiais nas dioceses de Imperatriz  e São Luís. Depois de 38 anos de presença no Maranhão, a nossa missão se estenderá à região norte do Brasil, com a abertura de uma frente missionária na diocese de Marabá, estado do Pará. Atendendo à solicitação do bispo daquela diocese, Dom José Foralosso, assumiremos a partir de 2006 a paróquia São Francisco localizada na cidade de Marabá.

Atualmente o Distrito conta com 19 religiosos de votos perpétuos, 05 religiosos de votos temporários (03 da Província BC e 02 do Distrito), 04 postulantes, 09 estudantes de filosofia e 06 vocacionados no Propedêutico. No dia 17 de dezembro desse ano, teremos a ordenação presbiteral do diácono Edmundo Monteiro Soares, natural da cidade de Santa Luzia. Com a ordenação do diácono Edmundo, o Distrito passará a ter 03 padres maranhenses.

Os recursos para a manutenção das nossas obras têm sua origem na contribuição das comunidades paroquiais, na colaboração de benfeitores e na ajuda que recebemos da Congregação e da Província BC. As paróquias  do Distrito têm dado uma contribuição significativa para a manutenção das despesas ordinárias das nossas casas de formação.

Há dois projetos de auto-sustentação em desenvolvimento no Distrito: uma pequena fábrica de velas e uma livraria.

A fabrica de velas possuiu uma estrutura relativamente boa e os seus rendimentos dão sinais de que em médio prazo poderá contribuir muito  com a manutenção de nossas obras. A receita obtida com a venda de velas está sendo revertida para o pagamento das despesas de manutenção e do investimento que se fez na estruturação da fábrica. A Livraria funciona em uma área cedida pela paróquia Nossa Senhora da Conceição que está sob os cuidados do Distrito, localizada na cidade de São Luís. O futuro da Livraria é bastante promissor. Até o momento a receita obtida com a venda dos livros e dos artigos religiosos está sendo suficiente para cobrir as despesas de investimentos na Livraria e ainda sobra uma pequena quantia que é repassada mensalmente para o Distrito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s